LN Arquitetura: Arquitetura Hospitalar

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Arquitetura Hospitalar

Atualmente a arquitetura hospitalar é um segmento que está  em alta no mercado. Com uma grande demanda de instalações e serviços. Cada projeto apresenta características  muito particulares. Por isso, infelizmente, existem poucos os profissionais ou escritórios especializados na área. Ainda  assim, gradativamente há  uma evolução quanto a esse modelo de edificação.  Ele está mais útil, funcional e sustentável. Devem a isso, a participação de profissionais experientes no ramo, principalmente no Brasil.

           
              Hospital IGESP - Praia Grande 
             Projeto desenvolvido pela LN Arquitetura.   

A HISTÓRIA




                         
                                      
Foto: Mauro de Blanco -  acervo Hospital Pompéia / divulgação - Berçário do hospital  Pompéia início dos anos 60
.
Nos anos sessenta, a característica visual de um hospital era extremamente fria. Muitas vezes a questão ambiental era desconsiderada nesses ambientes, trazendo como principal consequência espaços frios e o aumento do consumo da energia elétrica.
 A superlotação associada a mal ventilação impediam o funcionamento adequado dos edifícios hospitalares, ficando nítida a necessidade de uma revisão dos conceitos arquitetônicos. A partir disso, a arquitetura passa a ser considerada fundamental para a elaboração de um ambiente hospitalar adequado para a cura. Surge então a necessidade de anular os efeitos negativos do hospital.
Tornando essas questões funcionais e espaciais essenciais para a evolução do paciente.
Assim como a medicina avançava no tratamento de doenças,  a arquitetura teria sua ajuda  imprescindível para medicina na cura de pacientes. 



ATUALMENTE


     

      
Vídeo : Um pouco mais sobre o Projeto dos Hospital IGESP, feito pela LN na Praia Grande.
Hoje, a arquitetura hospitalar abrange uma série de  departamentos,  a obra em seu contexto  social e urbanístico. O visual deve estar de acordo com o lugar sem agredir os olhos. Sem estar  estagnadas, com restrições.  Sempre disposta  a seguir com modernidade e da tecnologia presentes, expandindo o ambiente, tornando-se uma grande edificação.
O tamanho do terreno e tipo de atendimento: Se for considerado geral ou especializado, se é na horizontal ou vertical e a quantidade de leitos são importantes para a classificação desses hospitais.
Com o aumento da população e atendimento , o profissional que estiver desenvolvendo o projeto arquitetônico de um hospital ou de outro espaço de saúde deve estar atento a certas questões importantes. O fluxo de pessoas  precisa ser equacionado de modo a facilitar o atendimento e locomoção de pacientes e funcionários. Equipamentos como rampas, plataformas elevatórias, monta-cargas e elevadores são previstos, principalmente em função da acessibilidade de pessoas com alguma dificuldade motora. E todas as alas que possam transmitir infecções são bloqueadas.
Além disso  muita cor, luz e ventilação; renovar constantemente o ar ajuda no combate às doenças. Ambientes claros e alegres influenciam no equilíbrio fisiológico e psicológico dos pacientes. A decoração interna com objetos humanizam as áreas, promovendo a sensação de bem-estar e melhorando o processo de recuperação do paciente.



Rua Félix Pacheco,49 - Vila Paulicéia, São Paulo - SP, CEP 02301-030 .

Entre em contato e saiba mais:

(11) 2950-3340 | (11) 99605-1685
www.ln.arq.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário